segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jetta Variant: renovada e quase sozinha

Andamos na perua com visual do novo Gollf e motor 2.5 de 170 cavalos

 Fabio Aro
Volkswagen Jetta Variant 2011 fica com visual renovado e mais equipado, mas com a mesma esportividade

Não estranhe se entrar em uma loja da Volkswagen e encontrar o Jetta Variant com visual mais moderno que o do sedã. É isso mesmo: a perua saiu na frente do três volumes e começa a ser vendida nas lojas com frente renovada e mais equipamentos de série, por R$ 83.990. Mas e o sedã, não muda? Por enquanto, não. A fabricante desconversa, mas o substituto do Jetta sedan só chega em 2011, como adiantado por Autoesporte na edição de dezembro.

A nova perua chega às lojas menos de seis meses após ser apresentada na Europa, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. “A ideia é aproximar cada vez mais os lançamentos do mercado brasileiro”, afirmou Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da VW. Mas essa é uma cultura que está só começando: é só imaginar que a nova Jetta Variant (chamada de Golf Variant na Europa) tem linhas inspiradas no Golf VI e mecânica do Golf V – enquanto no Brasil o Golf ainda está na geração IV (e meio).

 Fabio Aro
A traseira continua sem mudanças, caracterizada pelas lanternas que invadem boa parte dos para-lamas e pelo escape com duas saídas

Os ares do Golf europeu fizeram bem à perua. As principais mudanças estéticas estão nos faróis, grade frontal e para-choque, que se alinham à nova identidade mundial da Volkswagen. As rodas de liga-leve de 17 polegadas também receberam novo desenho. Dentro da cabine, o painel de instrumentos está mais refinado e o volante mudou: é o mesmo utilizado no Passat CC, aquele de boa “pegada”, que traz comandos para o som, computador de bordo e bluetooth. Por falar em som, ele está mais moderno que na versão anterior - ganhou tela touch screen e entrada auxiliar para iPod. Só falta, mesmo, a entrada USB.

 Fabio Aro

A lista de itens de série está mais recheada, com bancos em couro inclusos. Acompanha o pacote seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade, computador de bordo, piloto automático, ar-condicionado de duas zonas, sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro), 10 alto-falantes e farois de neblina. Como opcionais, a marca alemã oferece teto solar (R$ 5.840), farois bi-xenônio direcionais (R$ 4.190) e ainda um módulo com sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e função Coming & Leaving Home (R$ 990), que liga os faróis e as luzes sob os retrovisores por um tempo depois de você fechar a porta do carro e sair, o que aumenta a segurança e ajuda a abrir a porta de casa à noite.

 Fabio  Aro
Volante do Passart CC deixou o carro mais agradável de dirigir e o sistema de som vem com tela do tipo "touch screen"
 Fabio Aro
Teto solar panorâmico mantém o interior arejado

O bom conjunto mecânico da perua continua. Sob o capô, está o motor 2.5 litros, cinco cilindros, de 170 cavalos e 24,5 kgfm de torque, combinado à transmissão automática Tiptronic de seis marchas, de trocas quase imperceptíveis. A sensação de conforto é completada pela suspensão independente nas quatro rodas e direção progressiva, que se adapta à velocidade.

Quase sem concorrência no mercado, a Jetta Variant reestilizada ganha fôlego para ficar invicta no restrito segmento das peruas. A principal rival é a Renault Mégane Grand Tour, que está defasada e deve sair de linha - já que a fabricante francesa não planeja produzir a versão perua do Fluence, substituto do Mégane que chega ao Brasil no início de 2011.

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