Motor ruim, câmbio manual bom, câmbio automático ruim, o acabamento piorou, o carro perdeu status. Essas foram algumas das constatações que eu li nos últimos posts desse tão polêmico Jetta. Mas afinal, piorou ou melhorou?
Para responder a essa pergunta, aproveitei o domingo de dia das mães (e portanto o almoço em família) para pedir a ajuda de familiares que são especialistas no assunto. Eles me ajudaram a olhar cada detalhe do novo Jetta para, assim, chegarmos a uma conclusão: vale ou não a pena comprar a nova geração?
Fizeram parte desse time de “experts” meu avô Joaquim, que trabalhou na Volkswagen por mais de 25 anos, meu tio Álvaro, engenheiro, dono de uma empresa de teste de motores e de um Jetta 2.5 ano 2008, além do Décio, engenheiro da Mercedes-Benz do Brasil. É isso que dá ter família no ABC!
Com jurados a postos, que comece a disputa:
Jetta 2.0 manual X Jetta 2.5 Automático
Antes de começar a olhar os carros em detalhes, é bom deixar claro que temos a consciência de que estamos analisando carros de níveis diferentes. O ideal seria comparar o Jetta 2.5 com o Jetta TSi, de 200 cavalos. Porém, esse 2.0 condiz mais com o preço que meu tio pagou em seu Jetta quando o comprou em 2008, algo entre R$ 70 a 75 mil reais, e não R$ 89.520,00, que é o valor do TSi.
Motor
Começando pela polêmica do motor, é óbvio que o 2.5 é superior ao 2.0. Afinal, são 120 cv do 2.0 contra 170 cv do 2.5. Isso fica muito evidente na hora que você dirige os dois carros, um após o outro. “Tenho a sensação que o 2.5 não tem limite, fica sempre pedindo mais”, disse meu tio Álvaro. “Mas também não achei o 2.0 ruim, tem boas retomadas e não me decepcionou”. Outro ponto: se você quer esportividade com o Jetta e não quer pagar R$ 90 mil pelo TSi, vá de câmbio manual.
Design externo
Quando fizemos as fotos no lançamento do Jetta na edição 551 (abril), tive a nítida sensação que preferia o design do Jetta anterior. De certa forma ainda prefiro, acho a frente dele mais marcante, com cara de Jetta, e não com a cara de todos os modelos da VW. Mas olhando para os dois, fica evidente que o novo Jetta faz o projeto do anterior ficar velho. Um detalhe interessante visto pelo Décio: eles diminuiram muito o uso de cromados no carro, principalmente na frente, talvez uma alternativa para reduzir custos de fabricação. Os pneus e as rodas também são diferentes. O Jetta só vem com o 225/45 aro 17 na versao TSi, essa versão 2.0 tem 205/55 aro 16.
Espaço interno
Aqui existe uma disputa entre requinte e os novos gadgets. Em questão de acabamento, é muito fácil de notar a diminuição de custos, a começar pelos bancos e portas, que antes eram todas revestidas em couro, e agora dão lugar ao couro sintético, mais barato. Veja um detalhe interessante nas portas: enquanto o 2.5 era inteiro revestido de couro, o novo Jetta tem couro sintético apenas na parte onde o motorista pode apoiar o cotovelo, o resto é todo com plástico. Segundo o Décio, isso acontece porque eles priorizaram o uso do material mais caro apenas em lugares onde o motorista e seus ocupantes supostamente tem contato do corpo com o carro. No resto, baixar custos! Meu tio Álvaro gostou que a alavanca de ajuste dos bancos foi mantida intacta no novo projeto.
No banco de trás, o novo Jetta ganhou um pouco mais de espaço, mas acabou perdendo o duto de ar-condicionado. O rebatimento dos bancos é agora pelo porta-malas e não mais perto do encosto.
No painel, a disputa fica mais acirrada. Enquanto o volante perdeu o couro e ganhou couro sintético, os botões são mais modernos e o quadro de instrumentos ficou mais bonito. Contrariando o resto do combate, o
painel do novo tem acabamento melhor, com espuma por baixo do material que o reveste, deixando o tato mais agradável. E é aqui também que o novo dá um banho no anterior. Sensor de estacionamento, tela de LCD e novamente botões mais modernos fazem a diferença – todas as mudanças foram aprovadas pelo dono do Jetta 2008.
Olhamos porta-malas e cofre do motor, e veio a constatação: aquele velho ditado “o que os olhos não
vêem o coração não sente” foi levado à risca pela VW. No porta-malas, o corte de gastos é claro, começando pela tampa que perdeu o revestimento, o trinco que perdeu o acabamento e o plástico que deu lugar às redinhas. A tampa decepciona, mas as novas redinhas não desagradaram os engenheiros.
Quanto ao cofre do motor: o novo Jetta tem varetinha que segura a tampa do capô aberto do novo, enquanto no antigo havia um sistema com suspensão a ar. O motor diminuiu, e a bateria que antes era revestida de plástico agora é envolvida por feltro. Outro detalhe interessante é a tampa, que antes não tinha revestimento e agora tem, para abafar o som do motor. Afinal, o 2.0 é mais ruidoso enquanto o 2.5, além de trabalhar mais folgado, ainda tem um assovio dos cinco cilindros muito bom de se ouvir.
Dirigibilidade
Eu cheguei com o novo para o almoço e meu tio com o antigo. Na troca dos motoristas, meu tio gostou do novo motor e a posição do câmbio agradou, assim como a posição de dirigir. Eu achei que Jetta novo tem
a suspensão mais dura e isso melhora a dirigibilidade, porém ele perde no conforto. O banco de couro é mais confortável modelo anterior. O antigo motor 2.5, bem, é um show à parte…
O Jetta perdeu em requinte e conforto, mas ganhou em preço, e continua sendo um carrão. Se você é dono de um Jetta, sentimos muito, você está tão órfão quanto meu tio Álvaro, que não quer gastar 90 mil no TSi e que vai ter seu 2.5 desvalorizado. Se você é dono de um Civic ou Corolla, parabéns, acabou de entrar nessa
faixa de preço um carro muito legal, e que deve sim deixar essa outra disputa (a pelo seu bolso) muito mais acirrada
bacana a comparação...muito bem feita...
ResponderExcluirvaleu
Samuca
gostei muito da materia de vocês é legal ver gente "comum" já que os avaliadores ai eram usuarios do produto e não pilotos de prova, porem, gostaria de saber o consumo do carro penso em comprar um porém não quero uma lesma de 2.0 l só pq faz uns 10 por litro ja que se for pra ser meio termo melhor pegar um gastão que anda não tem como arrumar uma materia de consumo desses sedãs médios e se possivel envolvendo as versões de motores deles mesmo
ResponderExcluirO meu é um 2010 com o interior do novo mas exterior antigo, achei perfeita a mistura, pois sempre achei o design do velho lindo e o interior do novo tambem, alem de poder continuar ouvindo os assovios dos 5 filhos que ele sustenta. xD
ResponderExcluirParabéns pela comparação!!! Ajudou bastante... acho q vou procurar um semi-novo.
ResponderExcluirObrigado!
Olha... parabéns pelo comparativo e informo que tive que “fuçar” muito na web para encontrar um comparativo entre o novo e antigo jetta. E agradeço no entido de me fazer pensar qual comprar dentro de uma situação de quem tem os veículos e os dirigi no dia a dia, pelo jeito o 2,5 é algo a se pensar. Muito Obrigado.
ResponderExcluirTenho um Jetta 2008 2.5. Na estrada fiquei com dó do Jetta novo que pedia passagem dando seta para esquerda, eu mudava de pista para ele ultrapassar e justamente para fazer esta comparação eu aumentava a aceleração. O Jetta novo fica para trás com muita facilidade!
ResponderExcluirÓtima reportagem! Parabens!
ResponderExcluirBoa comparação do novo jetta c/ o mk5 geração anterior! Só uma correção, o jetta 2.0 confortline tem rodas 17'' (porto)como opcional valew!
ResponderExcluirNossa! É raro ver uma comparação tão bem feita como esta. Estão de parabéns! Agora eu particularmente o que não me agrada são os motores que a VW está oferecendo pelo que eu posso pagar. Eu não estou nem um pouco afim de comprar um carro 2.0 com apenas 116 hp. Pelo mesmo preço eu tenho umas 2 marcas oference um sedã com pelo menos 170 hp. Sempre fui fã da VW, mas estou achando que comprei o meu último carro 0 km da marca, pois como seu avô não estou disposto a pagar R$ 90.000,00 no novo Jetta TSI que seria a minha próxima compra natural seguindo a evolução dentro da marca aqui no Brasil.
ResponderExcluirPara tudo.... compara o 2010 com o modelo novo !!! O 2010 tem o interior identico ao do novo.... comparemos direito !
ResponderExcluirAdquiri um new jetta comfortline tiptronic, fiz bestdrive e gostei, paguei 65k (redução do IPI), e no teste nao achei o 2.0 fraco como dizem, ja andei no novo civic, corolla e no cruze hatch e esse ultimo pra mim foi o pior de todos, o cambio do cruze dá tranco em cada mudança, a 1ª marcha é curtíssima, e o consumo na cidade é absurdo, ficou nos 5,9km/L de média andando com pézinho de cinderela!
ResponderExcluirVendi meu golf 1.6 sportline e to muito contente com o Jetta principalmente por ser a opção mais racional (90k num TSI só pra quem ta com grana sobrando).
Parabens pela matéria, gostei muito do comparativo!
Rodrigo
oi queria saber se a porta de jetta 2008 é a mesma do 2011/12
ResponderExcluircomprei o tsi 2012 , desculpe mas a comparação devia ser feita com o tsi, não com o 2.0 , amo vw e detalhe 90 mil muito bem pago 3 anos de garantia , só o cheiro do couro já me deixo alucinado, abra a porta de um tsi de olhos fechada depois olhe tudo que te oferece ,e compare com as roças mais caras que tem por ae que anda nada .
ResponderExcluirmais um louco pela vowks .sou PAZZO da PAZZO SUSPENSOES.
Comprei um 2007 agora e estou achando espetacular. De fato, o antigo é melhor.
ResponderExcluirParabens pela matéria !!! Tenho um 2009 e é só alegria, na cidade ta fazendo 8 km/lt, nada mal pra um motor 2.5 170 cv.
ResponderExcluirSou um feliz proprietário de um Jetta 2.5 2010, show de carro, já vem com o painel dos novos, com central multimídia, o ronco desse motor é lindo, tem um torque fabuloso, anda demais, o acabamento do painel é emborrachado e não cheio de plástico como os novos, você pode fazer 200 mil km com esse carro que nunca vai escutar ruído interno, é um show de veículo, podendo ser comparado com as beldades, Audi, BMW, não deve nada.... :-)
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