sábado, 7 de maio de 2011

NOVO JETTA Manual - Cambio bom, posição Ruim


Como inaugurei esta Quarentena com o Jetta de câmbio automático, vou me ater à análise do câmbio manual desta nova versão. Pra começar, ele conversa muito melhor com o acanhado motor 2.0 do que a moderna caixa automática de seis marchas. Tem bons engates e permite retomadas de velocidade com razoável agilidade.

O problema é que um sedã do porte do Jetta pede câmbio automático. Não é boa coisa ter de optar pelo câmbio manual pela falta de harmonia entre o automático e o motor. Tive a nítida sensação, inclusive, que o console central do Jetta foi projetado para receber apenas o câmbio automático.

Sim, toda a ergonomia foi pensada para abrigar um automático, na minha opinião. Prova disso é que a alavanca da transmissão manual fica numa posição muito elevada. O certo seria um pouco mais baixa e recuada. Mas aí o braço bateria no porta-objetos central e até na aba lateral do encosto. Para trocar as marchas, o motorista é obrigado a manter o antebraço muito elevado, o que tira o prazer de cambiar. Quanto ao pedal de embreagem, acho que poderia ter curso um pouco menor

Um comentário:

  1. Tenho 1.87 e achei a posicao de dirigir no jetta manual melhor que a do golf e polo que são muito bons tbm de guiar....

    Acho que sua opinião é singular...

    ResponderExcluir