segunda-feira, 21 de junho de 2010

Kombi completa 60 anos de história

Perua mais popular do mundo teve mais de 10 milhões de unidades fabricadas

  Divulgação
A primeira e a geração atual da perua Kombi

Faz 60 anos que a primeira Kombi foi fabricada na Alemanha para se transformar em um ícone de perua popular. De transporte de carga a lanchonete ambulante, o carro teve mil e uma utilidades ao redor do mundo. No Brasil, a Kombi foi o primeiro carro que a Volkswagen fabricou no Brasil, em 1957, antes mesmo do Fusca, que veio em 1959. Por aqui, a "velha senhora", como é carinhosamente apelidada, continua sendo fabricada.

O modelo que estreou na Europa, em 1950, tinha motor 1.1, de quatro cilindros, movido a gasolina e refrigerado a ar. Tinha apenas 25 cavalos e alcançava 98 km/h, segundo a fabricante. Para substituí-la, a marca alemã vende atualmente no mercado europeu a Transporter, equipada commotor 2.0 turboidiesel, de 180 cavalos e atinge 190 km/h e que recebe a série especial "Califórnia".

A própria Volkswagen fez uma descrição sobre a importância da Kombi: "ao longo dos anos, a Kombi fez vários viagens ao redor do mundo de milhares de pessoas, além de ter sido a opção de transporte favorita das bandas de rock desde os anos 60 até os dias atuais. Atendeu desde grandes frotas de empresas até pequenas escolas que precisavam transportar crianças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário