Volkswagen admite problema no motor 1.0
Recall está descartado; garantia de motores será ampliada de três para quatro anos
O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, admitiu nesta terça-feira (27) que o ruído do motor 1.0 VHT – que equipa o Novo Gol, Voyage e Fox –, alvo de reclamação de diversos proprietários nos últimos meses, é causado por um problema de lubrificação. Apesar de confirmar o problema, a fabricante não convocará os proprietários para recall, por considerar que “a existência de ruídos no motor não afeta a segurança dos usuários”.
Schmall, no entanto, prometeu estender a garantia de motores de três para quatro anos. Desde o ano passado, a Volkswagen estabeleceu uma nova especificação de óleo para o motor VHT, com o objetivo de melhorar seu desempenho. Mas, com a ação do álcool combustível, a lubrificação de todos os componentes passou a ser ineficiente, causando ruídos no motor. A fabricante afirma que, portanto, voltará a usar a especificação de óleo original.
Em nota, a Volkswagen deixa claro que "o fabricante do lubrificante fornece o produto de acordo com as especificações" e admite que "esse fato foi gerado pela alteração, determinada pela própria fábrica, da especificação do óleo para o primeiro abastecimento, visando melhorias no motor VHT, introduzido em abril de 2008". Segundo o engenheiro responsável da Volkswagen, José Loureiro, a estimativa é que entre 400 e 600 unidades estão envolvidas nesse problema de lubrificação.
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