segunda-feira, 21 de junho de 2010

VW Gol: o herdeiro do Fusca

Hatch da marca alemã já acumula 23 anos na liderança de vendas

Volkswagen
O Gol nasceu em 1980, com motor de 1.3 litros

Ele nasceu em 15 de maio de 1980 carregando o coração de um campeão: o motor de 1.300 cm³ de cilindrada do mítico Fusca. Só que o Gol, maior sucesso de vendas no País em todos os tempos, trazia o famoso boxer de quatro cilindros (refrigerado a ar) na dianteira.

Com sua carroceria cheia de traços retos, o Gol estava disponível inicialmente nas versões básica e L, de luxo. Apesar de usar basicamente a mesma mecânica do “Sedan”, o novo hatchback era um projeto muito mais evoluído, que, aos poucos, foi ganhando a confiança do consumidor. Um de seus destaques, segundo o teste de Autoesporte à época de seu lançamento, era o consumo de combustível. “A média geral durante o teste foi de 10,8 km/litro”, informava a matéria.

Com essa marca, somado ao tanque de 55 litros, confere boa autonomia em cidade e ótima em estrada, onde o baixo consumo (média de 13,9 km/litro) permite viagens de 750 km sem abastecer. “O Gol L é econômico nas várias condições de uso e merece a nota máxima para este item”, dizia a reportagem.

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Imagens mostram o primeiro Gol da história e sua segunda geração, lançada no final da décda de 1980
O desempenho foi elogiado, mas com reservas. Nesse quesito, o modelo obteve nota 3 (aceitável, segundo o padrão que Autoesporte utilizava na época), a menor entre todas. Mas a matéria sabiamente destacou que a estrutura do modelo suportaria facilmente uma mecânica que proporcionasse desempenho superior, como veio a ocorrer tempos depois. “O motor 1300 refrigerado a ar, embora bem melhorado, já está no máximo de sua capacidade”, comentava o primeiro teste do carro.

“Como resultado, o Gol anda a mesma coisa que um Brasilia (se bem que este tem motor 1600 e dupla carburação), e isto é pouco para sua categoria.” Apesar da observação, a edição de 1980 ressaltou que, mesmo assim, o novo Volkswagen se comportava com muito mais eficiência que o Brasilia em arrancadas, nas curvas, em frenagens e em altas velocidades.

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Versão esportiva GTi aparece também nos anos 1990 (à esquerda). Eem 1995, foi a vez de lançar o modelo conhecido como "bolinha"
De resto, o modelo só recebeu elogios. Os freios, com discos superdimensionados na dianteira (similar ao do Passat, porém em um modelo menor e menos potente), proporcionavam segurança de sobra, enquanto o sistema de direção, com volante de desenho moderno e ótima empunhadura, recebeu nota máxima. Suspensão, transmissão, espaço do porta-malas e nível de ruídos, além da estabilidade muito acima da média e do conforto, eram outros valiosos destaques do novo Volkswagen.

Evolução e pioneirismo

Do lançamento até os dias atuais, o Gol se destacou pela quantidade de inovações e pela evolução constante. Já em 1981, o modelo passou a oferecer também o motor 1.6 (ainda refrigerado a ar), mesmo ano em que chegou sua versão furgão. A primeira série especial, a Copa, foi lançada em 1982 para celebrar a Copa do Mundo da Espanha. Mas as primeiras modificações realmente importantes são de 1984, quando o modelo passou a oferecer motor 1.6 refrigerado a água, além do 1.8 S, que equipava a nova versão esportiva GT – que trazia, entre muitas outras coisas, grade pintada na cor da carroceria e faróis de milha sobre o pára-choque.

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Em abril de 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva abastece o primeiro carro flex do Brasil, o Gol
As constantes reformulações do modelo deram certo. Tanto que em 1987 ele assumiu a liderança absoluta do ranking nacional, que ocupa até hoje. Daí em diante o mercado assistiu ao lançamento de versões como a GTS e a inovadora GTI, de 1989, que inaugurou a era dos modelos equipados com injeção eletrônica no Brasil. Depois de novos retoques no estilo e da introdução de uma linha de motores mais modernos e econômicos, o Gol chegou à Geração II na versão 1995, conhecida popularmente como “bolinha”, que trouxe inovações como os motores 1.0i, 1.0 16V, 1.0 16V Turbo (o primeiro nacional turbocomprimido de fábrica) e 2000 16V, que equipava o GTI.

A terceira geração do modelo veio em 1999, com desenho mais elegante e arrojado. Dois anos depois, o hatch bateu a produção do Fusca (3,2 milhões de unidades), marca que foi comemorada com o lançamento da Série Ouro, e em abril 2003, o Gol mais uma vez deixa a concorrência para trás, chegando ao mercado com o pioneiro motor 1.6 Total Flex. Mais uma renovação veio com o Gol G4, de agosto de 2005, quando passou a ter instrumentação igual a do Fox.

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Quarta geração do hatch trazia adesivo que evidenciava a liderança do modelo há duas décadas
Mas a nova geração, que inaugurou uma nova plataforma, foi lançada em 2008, com mais espaço interno, motor transversal da família EA e uma série de equipamentos de um projeto vem mais moderno, como regulagem da coluna de direção e instrumentação com mostrador de alta definição. Com traços da saudosa versão de 1980 (principalmente na parte lateral da traseira), o carro que vemos hoje em nossas ruas segue firme na liderança e na preferência dos brasileiros.

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Enfim, a quinta e atual geração do novo Gol, lançada em 2008

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