VW Gol: o herdeiro do Fusca
Hatch da marca alemã já acumula 23 anos na liderança de vendas
O Gol nasceu em 1980, com motor de 1.3 litros
Com sua carroceria cheia de traços retos, o Gol estava disponível inicialmente nas versões básica e L, de luxo. Apesar de usar basicamente a mesma mecânica do “Sedan”, o novo hatchback era um projeto muito mais evoluído, que, aos poucos, foi ganhando a confiança do consumidor. Um de seus destaques, segundo o teste de Autoesporte à época de seu lançamento, era o consumo de combustível. “A média geral durante o teste foi de 10,8 km/litro”, informava a matéria.
Com essa marca, somado ao tanque de 55 litros, confere boa autonomia em cidade e ótima em estrada, onde o baixo consumo (média de 13,9 km/litro) permite viagens de 750 km sem abastecer. “O Gol L é econômico nas várias condições de uso e merece a nota máxima para este item”, dizia a reportagem.
Imagens mostram o primeiro Gol da história e sua segunda geração, lançada no final da décda de 1980
“Como resultado, o Gol anda a mesma coisa que um Brasilia (se bem que este tem motor 1600 e dupla carburação), e isto é pouco para sua categoria.” Apesar da observação, a edição de 1980 ressaltou que, mesmo assim, o novo Volkswagen se comportava com muito mais eficiência que o Brasilia em arrancadas, nas curvas, em frenagens e em altas velocidades.
Versão esportiva GTi aparece também nos anos 1990 (à esquerda). Eem 1995, foi a vez de lançar o modelo conhecido como "bolinha"
Evolução e pioneirismo
Do lançamento até os dias atuais, o Gol se destacou pela quantidade de inovações e pela evolução constante. Já em 1981, o modelo passou a oferecer também o motor 1.6 (ainda refrigerado a ar), mesmo ano em que chegou sua versão furgão. A primeira série especial, a Copa, foi lançada em 1982 para celebrar a Copa do Mundo da Espanha. Mas as primeiras modificações realmente importantes são de 1984, quando o modelo passou a oferecer motor 1.6 refrigerado a água, além do 1.8 S, que equipava a nova versão esportiva GT – que trazia, entre muitas outras coisas, grade pintada na cor da carroceria e faróis de milha sobre o pára-choque.
Em abril de 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva abastece o primeiro carro flex do Brasil, o Gol
A terceira geração do modelo veio em 1999, com desenho mais elegante e arrojado. Dois anos depois, o hatch bateu a produção do Fusca (3,2 milhões de unidades), marca que foi comemorada com o lançamento da Série Ouro, e em abril 2003, o Gol mais uma vez deixa a concorrência para trás, chegando ao mercado com o pioneiro motor 1.6 Total Flex. Mais uma renovação veio com o Gol G4, de agosto de 2005, quando passou a ter instrumentação igual a do Fox.
Quarta geração do hatch trazia adesivo que evidenciava a liderança do modelo há duas décadas
Enfim, a quinta e atual geração do novo Gol, lançada em 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário