quinta-feira, 15 de julho de 2010

Passat CC busca espaço entre os consagrados

Sedã com jeitão de cupê quer roubar mercado de Mercedes-Benz e BMW

Volkswagen
Sedã com linha de cupê forma design ousado, uma das armas do Passat CC para atrair clientes
A máxima do Passat CC é conhecida e utilizada por muitas montadoras: oferecer mais por menos. Com esta idéia, a Volkswagen apresenta seu sedã com estilo de cupê. Ele chega ao mercado nacional a partir de R$ 174.290, recheado de equipamentos e prometendo roubar espaço de marcas de prestígio, como Mercedes-Benz, BMW e Audi. Apesar de menor e um pouco mais simples, o sedã que acaba de chegar segue a mesma linha que acaba de ser adotada pela Porsche, com o Panamera, e a Aston Martin, que vai lançar o Rapide, no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, como tudo indica.

O design da dianteira é chamativo e impõe respeito com a vistosa grade cromada. O para-choque traz linhas muito parecidas com a do esportivo Scirocco e os faróis avançam pelos para-lamas, dando impressão de velocidade. A linha de cintura é alta, diminui a altura dos vidros. E a traseira, por sua vez, traz elementos circulares, abandonados na nova escola de design da montadora alemã, mas que não deixam o sedã menos atraente com seus 4,79 m de comprimento e 1,85 m de largura. Porém, toda esta beleza implica no conforto de quem fica acomodado no banco traseiro.

Volkswagen
Embora arrojada, linha da coluna C dificulta entrada de passageiros no banco de trás
Por causa da queda abrupta da coluna traseira, o acesso ao banco é complicado e obriga se abaixar bastante para entrar no carro. Quem tiver mais de 1,8 m de altura sentirá a cabeça tocar no teto, portanto não tente marcar nenhuma reunião com mais de um executivo. Eles não vão gostar de viajar no banco traseiro. Na frente, o conforto é absoluto e é possível encontrar os primeiros mimos do sedã, ponto que a montadora aposta para conquistar clientes de marcas com maior status e preço bastante superior. Há desde itens mais comuns (como banco de couro, porta-óculos, computador de bordo) até sofisticados, caso do Auto Hold, que segura o carro em ladeiras, mesmo sem acionar o freio, liberando-o logo que o motorista pisa no acelerador para arrancar. Além disso, os pneus são à prova de furo.

Volkswagen
Interior luxuoso e repleto de equipamentos para atrair possíveis clientes de Mercedes-Benz e BMW
Volkswagen
Roda Interlagos de 18" usa pneus 235/40
Sob o capô, o motor 3.6 V6 FSI rende excelentes 300 cv a 6.600 rpm e torque de 35,6 kgfm entre 2.400 e 5.300 rpm. O seu trabalho fica ainda melhor com auxílio da transmissão automatizada de dupla embreagem DSG (Direct Seqüencial Gearbox) e a tração integral. A troca de marchas é suave e rápida. Não há trancos e o Passat responde instantaneamente. Ultrapassar na estrada não é problema e, sim, uma diversão, para ouvir o ronco esportivo do V6 e observar sua resposta rápida. Segundo a Volkswagen, o sedã chega aos 100 km/h em 5,6 segundos e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h.

O controle de estabilidade faz com que o carro permaneça “grudado” no chão e possibilita ao motorista entrar em alta velocidade em algumas curvas, enquanto o pneu faz pouquíssimo barulho. Ruído é algo que dificilmente chega ao interior do carro, que mantém tudo em silêncio para os ocupantes. O porta-malas é ponto positivo e promete transportar 452 l de bagagem. Como opcional, a Volkswagen oferece teto solar panorâmico e controlador da velocidade de cruzeiro (“piloto automático”) com ajuste de distância.

Volkswagen
Motor V6 ronca forte: são 300 cv e velocidade máxima de 250 km/h. Partida é feita com clique na chave
Segundo a Volkswagen, o consumo urbano fica em 5,6 km/l de gasolina, enquanto na estrada vai para 12,5 km/l na estrada, números que podem aumentar facilmente caso o motorista se empolgue com os 300 cv do motor, tarefa nada difícil. Com todos estes mimos, o Passat CC passa a ser alternativa interessante entre os modelos importados. Para ter um sedã com o mesmo nível de potência e equipamento da BMW, a opção é o 335i 3.0 de 306 cv, que custa R$ 271 mil. A Mercedes-Benz oferece o Classe C 280 3.0 V6 com 234 cv e preço de R$ 208 mil. Ele não tem o status dessa dupla, mas pode conquistar do mesmo jeito

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