O diretor de design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva, afirmou que espera influenciar “de forma positiva” no design dos novos modelos da Porsche.
Com a Porsche prestes a se tornar a 10ª marca controlada pela Volkswagen, o diretor de design da marca de esportivos, Michael Mauer, passará a responder a de Silva, assim como acontece com os chefes dos departamentos de estilo das outras marcas, como Skoda, Seat, Bentley e Lamborghini. De Silva afirmou que está começando a trabalhar com Mauer e que o relacionamento entre eles promete render bons frutos para as duas partes.
“Espero influenciar de forma positiva no desenho dos novos modelos da Porsche, que serão coerentes com a grande tradição dos modelos da marca”, declarou, em entrevista concedida à agência de notícias Automotive News durante o Salão de Paris.
De Silva revelou que os sucessores dos esportivos Boxster e 911 já estão prontos e que “o Cajun (futuro utilitário esportivo compacto da Porsche) será o primeiro modelo criado sob a minha influência”. O modelo deve estrear em 2014 e faz parte dos planos da Porsche em expandir sua linha de produtos, visando dobrar seu volume atual de vendas.
O Cajun deve usar uma plataforma modificada do Audi Q5 e concorrerá no segmento de utilitários esportivos compactos de alto luxo, que tem como representantes o BMW X3 e o próprio Q5.
Segundo informações da revista alemã Auto Bild, o SUV da Porsche terá um entreeixos menor e um teto mais baixo do que o Audi, mas será de 5% a 10% mais caro. A publicação também afirma que o Cajun será vendido inicialmente apenas com carroceria de três portas, batendo de frente com o recém-apresentado Range Rover Evoque. A intenção seria impedir que o Cajun roube vendas do Q5 e até do Porsche Cayenne.
Além do Cajun, a Porsche também estaria trabalhando em um esportivo menor que o Boxster. O carro deve ser lançado no mercado europeu em 2013 e pode ser baseado no VW BlueSport, um dos principais projetos feitos por Walter de Silva. O conceito, que foi apresentado no Salão de Detroit de 2009, também poderia dar origem a outras variações de Audi e da própria Volkswagen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário