quarta-feira, 6 de abril de 2011

Chegou o Jetta com preço de Bora


AutoesporteVW Jetta 2.0 Tags: Autoesporte, automóveis, carros, jetta, Quarentena, sedã, volkswagen

É dada a largada para o 19º carro avaliado pelo blog Quarentena. O 3º da Volkswagen (depois de Gol e CrossFox) e o 3º mexicano da tropa (os outros foram Captiva e New Fiesta). Como procuramos fazer recentemente, os 40 dias se dividirão em dois blocos: 20 dias com o novo Jetta automático, 20 dias com o manual.

Escolhemos a versão mais comportada do sedã, pois ela deverá representar 70% das vendas (a edição de abril traz o teste do 2.0 turbo, que deve ficar com os 30% restantes, na estimativa da VW). E o Jetta 2.0 automático já chega com a responsabilidade de melhorar um pouco sua imagem, após perder o comparativo para os rivais franco-argentinos Renault Fluence e Peugeot 408 (também na edição de abril).

O objetivo dessa versão é ocupar a vaga do Bora, que saiu de linha. Por isso a VW adotou o mesmo motor usado no velho sedã, um antiquado 2.0 8V flex de 116/120 cv. No primeiro fim de semana com o carro, o que mais chamou a atenção foi o casamento complicado desse motor com o moderno câmbio automático de seis marchas. No trânsito urbano, percebe-se claramente o esforço da transmissão, tentanto encontrar a marcha certa para arrancar o melhor do motor, muitas vezes sem sucesso. Em retomadas e em subidas ele fica hesitante.

As respostas melhoram quando a alavanca é colocada no modo esportivo, mas aí o consumo sobe e o conforto diminui. Outra opção é fazer as trocas pelas aletas atrás do volante, mas elas são muito curtas e ficam muito próximas das alavancas de seta e do limpador de para-brisa. Resultado: quem não manejar com muita atenção pode bater os dedos nas alavancas.

Tirante essas ressalvas, o novo Jetta tem muitas qualidades, que aparecerão nos próximos posts, além de um preço bem agressivo. O automático sai por R$ 70.005, com itens de série como airbags, ABS, sensores de ré e controle de tração. Entre os opcionais mais importantes destaco ar digital de duas zonas, bancos de couro, rodas de aro 17 e teto solar. Em breve daremos a lista completa e os preços dos equipamentos.



Glauco Lucena\- fonte revista Auto Esporte



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Confira os números do teste Autoesporte:

Aceleração
0-100 km/h (s) 12,0
0-400 m (s) 18,3
0-1.000 m (s) 33,3
Veloc. em 1.000 m (km/h) 159,1

Retomada de velocidade
40-80 km/h (D) 6,1 s › 101,5 m
60-100 km/h (D) 7,6 s › 167,0 m
80-120 km/h (D) 9,6 s › 266,6 m
Frenagem (com abs)
100 km/h (m) 38,9
80 km/h (m) 25,3
60 km/h (m) 13,6

Consumo
Urbano (km/l) 6,2
Rodoviário (km/l) 10,6
Médio (km/l) 8,2
Auton. estrada (km) 583
Porta-malas
536 litros

Ruído interno
em marcha lenta 42,8 dB
a 40 km/h 53,9 dB
a 80 km/h 60,1 dB
a 120 km/h 66,7 dB

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DADOS DA MONTADORA

MOTOR/ Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando simples, 8 válvulas, flex
CILINDRADA / 1.984 cm3 DIÂMETRO E CURSO / 82,5 x 92,8 mm RELAÇÃO DE COMPRESSÃO/ 11,5:1 POTÊNCIA/ 116/120 cv a 5.000 rpm TORQUE / 17,7/18,4 kgfm a 4.000 rpm POTÊNCIA ESPECÍFICA / 58,5/60,5 cv/litro
SUSPENSÕES/ Na frente/ Independente, McPherson na traseira/ Eixo de torção
TRANSMISSÃO / Câmbio automático de seis marchas
TRAÇÃO / Dianteira
CARROCERIA/Sedã, 4 portas, 5 lugares
MATERIAL / Aço galvanizado

COEF. AERODINÂMICO/ 0,30
FREIOS / Discos ventilados na frente (280 mm) e sólidos atrás (272 mm), ABS RODAS / 6,5 x 16 pol. PNEUS / 205/55 R16
DIREÇÃO Hidráulica DIÂMETRO DE GIRO / 11,1 m
PESO/POTÊNCIA / 11,6/11,2 kg/cv
CARGA ÚTIL / 514 kg TANQUE / 55 litros
PESO/ 1.346 kg (em ordem de marcha)

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