terça-feira, 5 de abril de 2011

Entre os carros, Gol retomou liderança perdida para o Uno

Fenabrave aponta alta de 11,57% nos emplacamentos



Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves tiveram um crescimento de 11,57% em março, em comparação com os resultados obtidos em fevereiro de 2011. Segundo o último relatório divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 288.758 unidades emplacadas em março contra 258.821 emplacamentos registrados no segundo mês do ano.

No resultado acumulado de 2011 (que leva em consideração os números de janeiro até março), já foram emplacados 777.725 veículos, contra 750.504 emplacamentos nos três primeiros meses de 2010. Nesta comparação, o crescimento é de 3,63%.

Entre as montadoras, a Fiat manteve a ponta em março com uma pequena vantagem sobre a Volkswagen: o placar é de 22,63% contra 21,45% nos automóveis de passeio. A GM aparece em terceiro lugar com 20,87%, bem próxima da VW. A Ford aparece na quarta posição com 9,95%, seguida por Renault (6,07%), Honda (4,19%), Citroën (2,56%) e Peugeot (2,45%). Na participação acumulada do ano, a liderança é da Volkswagen (23,22%), com a Fiat na vice-liderança (22,32%).

Nos comerciais leves, a vantagem da Fiat é mais confortável: com 21,39% do mercado, os italianos estão longe de Volkswagen (15,55%), GM (13,14%) e Ford (8,31%). O resultado acumulado comprova a supremacia da Fiat, que até agora detém 21,40% do mercado, contra 15,30% da segunda colocada, a VW.

Liderança volta para o Gol; Corolla e Mégane Grand Tour se destacam

Quanto aos modelos mais vendidos, o VW Gol retomou a liderança perdida em fevereiro para o Fiat Uno. Em março, a Volkswagen vendeu 24.494 unidades contra 23.237 emplacamentos do compacto da Fiat. No resultado acumulado, o primeiro lugar continua com o Gol, que tem 68.542 unidades contra 61.520 unidades emplacadas do Uno.

É importante ressaltar que tanto Volkswagen quanto Fiat usam do mesmo artifício para incrementar suas vendas, já que a marca alemã soma as vendas do Gol G4 e do chamado Gol G5, ao passo que os italianos totalizam os emplacamentos do Mille e do Novo Uno.

A manobra não é exclusividade das duas empresas, pois outras montadoras também seguem o mesmo caminho. A GM, por exemplo, soma as vendas do Classic e do Corsa Sedan, computando o resultado apenas ao Corsa Sedan.

O terceiro lugar em março ficou com o Chevrolet Celta, que teve 14.045 unidades emplacadas em março. O VW Fox ficou em quarto lugar, seguido por Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Corsa Sedan e Fiat Siena.

Nas demais posições, destaque para o Toyota Corolla, que manteve suas vendas em alta mesmo diante da iminente chegada da linha 2012. Em março, o sedã teve 4.288 emplacamentos, ante os 4.016 veículos vendidos em fevereiro.

Outro modelo que viu suas vendas crescerem foi a Mégane Grand Tour. Impulsionada pela nova política de preços adotada pela Renault (que reduziu o preço da perua para 48.490 reais), a perua teve 728 emplacamentos, conquistando um lugar na lista dos 50 modelos mais vendidos de março.

O J3, aposta da recém-chegada JAC Motors, também consta na lista da Fenabrave, embora ainda esteja fora do grupo dos mais vendidos. O hatchback chinês teve 324 emplacamentos em março, enquanto que o sedã J3 Turin licenciou 131 unidades. No entanto, a maior parte destes volumes deve corresponder a unidades de test-drive para a imprensa especializada

Nenhum comentário:

Postar um comentário