segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Polo e Polo Sedan 2012 - Caos de identidade

Polo adota novo padrão VW pela metade, que acabou com o Carro!
Reestilização leve tenta alavancar as vendas, com preços a partir de R$ 44.390



Para-choque ficou parecido com o Polo europeu, enquanto farois e retrovisores ganharam pintura em preto brilhante
Aderir à nova geração do carro imposta pela matriz seria o ideal, mas nem sempre as montadoras brasileiras podem fazer tal investimento. Por essas e outras, virou rotina usar a nova identidade pela metade, como nos casos mais emblemáticos de Peugeot 207 e Ford Fiesta Rocam. Desta vez, a Volkswagen adere à onda do “meio padrão” com a segunda reestilização do Polo nacional em 9 anos. Por que não trazer a nova geração disponível na Europa? Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da VW, explica: ”O modelo europeu exigiria um alto investimento e um reposicionamento de preço elevado”. A VW manteve faróis e lanternas, adotou novos para-choques e oferece o Polo reestilizado a partir de R$ 44.390.

Segundo a marca, a atual geração ainda tem lenha para queimar. “Este modelo do Polo atende plenamente à demanda do mercado brasileiro”, conta Sampaio. Os números da Fenabrave provam o contrário. De janeiro a junho deste ano, o hatch vendeu 4.560 unidades, menos de um terço do que o Fiat Punto, principal concorrente, emplacou: 15.973 carros. Para reagir, a Volkswagen adotou novos para-choques, mais discretos, semelhantes ao da versão europeia, com exceção dos faróis de neblina redondos. Atrás, os para-choques ganharam refletores nas pontas, como no Fox, dando a impressão do Polo ter ficado mais largo.

 
Lanternas acopanha acabamento em preto, enquanto para-choque ganhou refletores nas pontas
Faróis e lanternas ganharam máscara negra em preto brilhante, que combinam com as colunas B e retrovisores, pintados no mesmo tom. Esses itens dão mais esportividade e estão em todas as versões: 1.6, 1.6 e 2.0 Sportline e a ecológica BlueMotion. A GT 2.0 saiu de linha. “Decidimos preservar a sigla para modelos verdadeiramente esportivos”, explica Sampaio. Porém, uma faixa nas laterais da versão Sportline tenta ressaltar a esportividade do hatch. As qualidades técnicas também foram preservadas no Polo, visto que as mudanças foram apenas estéticas. O carro continua sendo um dos melhores compactos nacionais para ser dirigido, com suspensão milimetricamente acertada. Ao mesmo tempo que é confortável para os passageiros, torna o carro estável nas curvas.

A direção justa e o câmbio de engates precisos tornam a condução ainda mais agradável na cidade e também na estrada. O mesmo não se pode dizer do confuso sistema I-Motion, que apesar de ser o melhor entre os automatizados populares, ainda peca por falhar em manobras rápidas e por engatar marchas indesejadas. Por dentro, a versão Sportline ganhou teto preto, o que dá mais esportividade e um tom de luxo ao modelo. O moderno sistema de som oferece entrada USB e para cartão de memória. Porta-trecos como uma gaveta sob os bancos são uma vantagem do Polo, que conta com teto-solar disponível para todas as versões.

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Polo HatchPolo Sedan
1.6R$ 44.390 R$ 47.770
1.6 I-MotionR$ 47.120R$ 50.500
1.6 SportlineR$ 51.360---------------
1.6 Comforline--------------- R$ 53.920
1.6 Sportline I-MotionR$ 54.090---------------
1.6 Comforline I-Motion---------------R$ 56.650
2.0 SportlineR$ 54.790---------------
2.0 Comforline--------------- R$ 57.330
1.6 BlueMotionR$ 48.700---------------


O motor 1.6 de 104 cv (etanol) de potência e 15,6 kgfm de torque tem bom desempenho para a cilindrada, o que não se pode dizer do propulsor 2.0 de 120 cv (etanol) – poderia render mais. Exceto o BlueMotion, que tem configurações diferentes e passa a adotar o sistema E-Flex, todas as versões sairão de fábrica equipadas com travas e vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado e abertura interna do porta-malas. Sensores de estacionamento, freios ABS e airbag duplo estão entre os opcionais. O sedã segue as mesmas alterações, também à espera melhores dias: vende o mesmo que o Fiat Linea, mas muito menos do que o Honda City. A esperança é que os pequenos detalhes impulsionem a venda da linha. Mas será que são suficientes? A Volkswagen acredita que sim.

CONCLUSÃO: Não me esqueço daquela frase do presidente da Volkswagen da alemanha, "O PIOR CARRO QUE UM ALEMÃO CONSEGUE FAZER É UM POLO" esta frase dita em uma entrevista com uma revista especializada sobre o Up. Eis ai o Polo, de falo um carro excelente creio que em parte técnica o melhor ainda hoje na categoria, mas este design caiu muito mal ao veículo, mudaram o para choque dianteiro para um identico ao do Fox porém adaptado para os farois do polo, com uma traseira igual ao do anterior sem mudar lanterna, fugindo do padrão da marca. Como uma engenharia é capaz de estragar um veículo tão bonito como o design do polo anterior? Se fosse para adotar a nova identidade da marca porque não mudaram o design trasei para a novo posicionamento de lanterna da marca? Volkswagen, sempre fui consumidor, vendedor de seus veículos porém tenho visto que respeito com o consumidor não existe aqui no Brasil, de fato deveriam ficar vendendo veículo só na alemanha mesmo o qual são capacitados a fazer carros de verdade... É Fiat meu olho está começando a brilhar para vcs!

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