O novo Renault Sandero R.S. 2.0, versão esportiva do hatch francês foi submetido a um comparativo pela Revista Quatro Rodas contra o Volkswagen Up! Tsi, sub-compacto equipado com motor 1.0 Turbo com injeção direta, e também com o Fiat Punto T-Jet - versão esportiva do compacto premium italiano. Neste post relacionamos os resultados dinâmicos.
Punto T-Jet - R$ 68.150 reais
O Fiat Punto T-Jet é o mais caro de todos, com preço sugerido de R$ 68.150 reais, sendo equipado com um motor quatro cilindros 1.4 Turbo, movido exclusivamente a gasolina, de 152 cavalos @ 5.500 RPM, e torque máximo de 21,1 Kgfm @ 2.250 a 4.500 RPM.
O italiano, que está no mercado desde 2009, tendo sofrido uma reestilização em 2013, mede 4 metros de comprimento, oferece porta-malas de 280 litros e pesa 1.263 Kg.
Seu interior apresenta bancos esportivos, ar-condicionado, direção hidráulica e duplo airbag, mas fica devendo itens de segurança ativa como controle de estabilidade (presente no Sandero R.S.) e controle de tração (presente no Up! TSi e no Sandero).
Renault Sandero R.S. 2.0 - R$ 58.880 reais
O Sandero R.S. é a novidade do segmento, com preço intermediário de R$ 58.880 reais na versão básica, subindo para R$ 59.900 com as rodas de 17 polegadas mostradas nas imagens.
O francês é o que dispõe do maior motor - 2.0, porém sem turbo, resultando em uma potência de 145 cavalos (gasolina) e 150 cavalos (etanol) @ 5.750 RPM, e torque máximo de 20,2 (gasolina) e 20,9 Kgfm com etanol @ 4.000 RPM.
No interior o Sandero ostenta também bancos esportivos e traz ar-condicionado digital, sistema multimídia com GPS e sistema de seleção de modos de condução.
Em termos dimensionais ele é similar ao Punto, com 4 metros de comprimento, porta-malas de 320 litros e peso em ordem de marcha de 1.161 Kg.
Volkswagen Up! TSi - R$ 43.990 reais
O Up! TSi não é apresentado pela Volkswagen como modelo esportivo, mas com foco em economia. É o mais barato, com preço partindo de R$ 43.990 reais, podendo chegar a R$ 49.990 na versão Speed-Up!.
Trata-se de um sub-compacto que já vem de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica e controle de tração. Fica devendo para o Sandro R.S. o controle de estabilidade, mas conta com o controle de tração (M-ABS). Opcionalmente, por R$ 1.516 reais, pode ser equipado com sistema multimídia Maps and More, com GPS.
O Up! TSi é o menor de todos, com comprimeinto de 3.65 metros, e o mais leve também, com 951 litros. Seu porta-malas, com 285 litros, é ligeiramente maior que o do Punto, e menor que o do Sandero.
Comparativo - desempenho e consumo (gasolina)
No quadro abaixo trazemos os dados de desempenho, consumo e frenagem dos três modelos, aferidos pela Revista Quatro Rodas, com grifo em azul no vencedor, e em vermelho no perdedor, em cada prova.
Prova | Sandero R.S. 2.0 | Punto T-Jet | Up! Tsi |
0 a 100 Km/h [s] | 10 | 9,1 | 11 |
0 a 1000 metros [s] | 31,6 | 30,5 | 32,4 |
Velocidade @ 1000 metros [Km/h] | 163,8 | 169,7 | 161,6 |
80 a 120 Km/h [s] | 8,8 | 10,7 | 13,9 |
120 Km/h a 0 [metros] | 63,7 | 65,2 | 55,5 |
Consumo Urbano [Km/l] | 8,6 | 10,4 | 13,8 |
Consumo Estrada [Km/l] | 14 | 13,1 | 16,3 |
É importante fazer um esclarecimento sobre a divergência entre os dados apresentados pela Revista Quatro Rodas, onde o Up! TSi fica atrás do Punto T-Jet em todas as provas de desempenho, e os números anteriores (veja aqui), da Revista Car and Driver, onde o Up! TSi "sumiu" na frente do Punto T-Jet (veja aqui).
Ocorre que na Quatro Rodas todos os carros foram testados com gasolina, enquanto na Car and Driver, o Up! TSi, por ser flex, foi testado com etanol (que aumenta o desempenho), enquanto o Punto T-Jet foi avaliado com gasolina (seu motor não é flex).
Conclusão
Os números de desempenho mostram que, quando abastecidos com gasolina, o Punto T-Jet é o que oferece a melhor performance. Quando se abastece o Up! TSI com etanol (veja aqui), porém, ele fica mais rápido que o Punto.
Não há dados comparáveis do Sandero R.S. com etanol, mas, como ele se mostrou cerca de 10% mais rápido que o Up! TSI com gasolina, é provável que mantenha essa vantagem quando abastecido com etanol, ficando à frente também do Punto.
Já em termos de consumo e preço o Up! TSI leva vantagem, pois adota um motor mais moderno, 1.0 TSi turbo com injeção direta, e ser R$ 14.890 reais mais barato que o Sandero R.S. e R$ 24.160 mais acessível que o Punto.
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