Citroën C4 desafia o Nissan Tiida
Versão 1.6 flex do hatch francês tem mais itens de segurança e conforto que o rival japonês 1.8 gasolina, mas preço é ligeiramente mais alto. Quem leva a melhor?
Tiida e C4 entraram em briga de cachorros grandes, que têm representantes de peso como Golf, Astra, Stilo e Focus
Tanto o C4 como o Tiida têm o que interessa bastante aos interessados em um hatch médio novo: preços razoáveis com boa quantidade equipamentos de série. O Nissan, por exemplo, está sendo oferecido a partir de R$ 51.190, enquanto o Citroën chegou por R$ 53.800 em seu único acabamento, o GLX. O Tiida, no entanto, deixa a desejar com ausência de equipamentos que os concorrentes oferecem, mesmo como opcionais. Entre eles, o travamento automático das portas com o carro em movimento, que não existe em versão alguma do modelo. Não fica comprometido por isso, já que conta com bons argumentos para neutralizar esta deficiência: maior espaço interno, boa qualidade de construção e desempenho agradável.
Traseira do Tiida remete ao estilo do Peugeot 307. O novo hatch da Citroën é o representante mais belo da linha C4
Em relação ao design, o francês agrada mais. O estilo moderno credencia-o como o representante mais bonito da linha C4. É mais arrojado que o Tiida, especialmente na dianteira. O hatch japonês não é feio, mas conservador demais para o segmento, mesmo com uma traseira com traços de Peugeot 307.
Linhas do C4 são mais arrojadas e modernas que as do conservador Tiida. Hatch japonês não é feio, mas fica apagado ao lado do rival
Por dentro, o C4 também mostra arrojo, mas as belas soluções de design também complicam um pouco os ocupantes. O motorista, por exemplo, tem de desviar o olhar para o centro do painel se quiser as informações do quadro de instrumentos e do computador de bordo. O volante com centro fixo é uma evolução em estilo, mas incomoda. Em manobras, não é raro girar o volante e bater com os dedos ou a mão nos botões dos comandos do som. Sem arroubos de estilo, o Tiida agrada com seu estilo mais tradicional do painel, que deixa os comandos básicos à mão do motorista. A ergonomia prevaleceu sobre o design.
O motor do C4 1.6 bicombustível desenvolve 113 cavalos com álcool e 110 com gasolina. Tiida 1.8 tem 124 cv, mas não é flexível
O Citroën agrada mais na regulagem da suspensão (independentes na frente e na traseira). O Tiida (independente na dianteira e eixo de torção atrás) sente mais o balanço que nossas ruas esburacadas proporcionam aos passageiros. A posição para dirigir do Nissan, no entanto, é melhor por ser mais alta como nas minivans. Os dois tratam os passageiros do banco de trás da mesma forma, pois a diferença do entre-eixos é desprezível (o Tiida é 0,008 mm maior).
Tiida não tem design inovador como o rival, mas é mais ergonômico. Encostos dos bancos, porém, são quase retos, cansando as costas
A versão do Tiida que se equivale ao C4 GLX 1.6 em preço é a S, que custa R$ 52.090 com transmissão manual e pintura metálica. No entanto, tem menos itens de série que o rival francês. O Tiida S, por exemplo, não dispõe de banco do motorista com regulagem de altura nem equipamentos de segurança ativa como ABS, EDB e BAS. Ela vem com direção elétrica, que ameniza muito o esforço em manobras, retrovisores externos com regulagem interna e rebatimento, bloqueio da ignição e rodas de liga aro 15. Ah: falta, em todas as versões do hatch japonês, o travamento automático das portas com o carro em movimento.
Volante com centro fixo inova em estilo, mas não é prático em manobras. O apoio de braços entre os bancos dianteiros abriga um ventilador
Os hatches mostram que têm bala na agulha para disputar o segmento, e enfrentar os rivais tradicionais sem medo. O C4 leva pequena vantagem por ter estilo mais moderno, pelo melhor nível de equipamentos de segurança e de série e por ser flex. A diferença de R$ 2.610 a mais para o Tiida é compensada por estes itens. O hatch japonês também é um produto muito bom, com mecânica elogiável e confiável. Precisa evoluir em estilo, como o Sentra, e ter uma pegada mais esportiva. Assim, se você quer algo discreto e confiável, sem a inquietude da juventude, parta para o Tiida. Prefere ter o carro do momento para impressionar o vizinho? Sua escolha é o C4.
Vidros traseiros do C4 não descem totalmente como no Tiida, que tem melhor ventilação do interior
Nenhum comentário:
Postar um comentário