sábado, 5 de junho de 2010

Citroën C4 Pallas: sob controle (MANUAL)

Confira como se comporta a nova versão manual do sedã argentino

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Visual da versão com câmbio manual não muda nada com relação a automática

Não é a primeira vez que me acham do contra quando disse que preferia carros manuais aos automáticos, salvo raras exceções. Ainda mais no caso de um sedã com o porte do C4 Pallas, em que o conforto de não ter que trocar de marcha faz parte das mordomias que se espera como recompensa depois de um dia de trabalho. Tenho que concordar também que o trânsito de hoje é de cansar até os mais fanáticos por dirigir, mas essa caixa manual de cinco marchas deu outro ânimo ao carro.

Parece que você deixou de ouvir um CD no modo Random (aquele que faz uma seleção de músicas aleatória) e passou a escolher apenas o que está mais afim de ouvir. De quebra, ainda consegue embolsar uma diferença de R$ 5.380 em relação à versão automática. Sim, porque, com o câmbio manual, o Pallas tem preço sugerido de R$ 61.420, ante os R$ 66.800 do automático. E tem mais: sistema de som com Bluetooth, que vai estar disponível para toda linha do sedã, mas que estréia nessa nova opção.

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Na versão GLX, como a avaliada, o ar-condicionado é analógico, mas o painel é idêntico ao da versão Exclusive



Tudo bem que a própria Citroën já sabe que apenas entre 25% e 30% vão escolher pela caixa manual. E que resolveu colocá-la no mercado porque também está de olho nas vendas para frotas de empresas que aceitam apenas modelos com câmbio manual. Mas para quem acha que dirigir é algo um pouco além do que simplesmente se locomover de um lugar para o outro, esse câmbio manual faz toda a diferença. Nada como engatar a primeira, segunda, terceira, quarta, e voltar para segunda para ter a sensação de que é você que dá as cartas.

Além disso, fizeram novos ajustes no módulo de comando do motor e acertaram bem as relações de marcha, com um diferencial curto (4,76:1) e as demais relações um pouco mais longas que de costume, deixando o carro bem esperto em qualquer situação, seja em aceleração ou retomada, embora seja fácil sair cantando pneus, mesmo sem querer.Apesar de trabalhar por volta de 3.500 rpm a 120 km/h, o nível de ruído não chega a incomodar. E com 151 cavalos sob seu comando, certamente o desempenho será melhor que na versão automática e o consumo diminuirá.

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Com câmbio manual, o Pallas ganhou mais agilidade tanto nas retomadas quanto nas acelerações

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