Peugeot Hoggar enfrenta Saveiro e Strada
Pela primeira vez, uma marca de fora do clube das quatro grandes entra na disputa entre as picapes pequenas
Para quem gosta de adereços off-road, a Peugeot e a Fiat não economizaram na fantasia
A novata Peugeot Hoggar (pronuncia-se ogárr, mas todos chamarão de rôgar) chega com pretensões até modestas – emplacar 1.500 unidades por mês, volume suficiente para superar apenas a envelhecida Courier. Mas não deixa de ser a primeira ameaça “alienígena” nesse importante segmento. Por isso convocamos a líder Fiat Strada Adventure (R$ 47.240) e a recém-lançada VW Saveiro Cross (R$ 42.380) para recepcionar a Hoggar Escapade (R$ 43.500), versão aventureira da picapinha derivada do 207. A Chevrolet Montana ficou de fora porque vai mudar radicalmente no segundo semestre (vai derivar do Agile). E a Courier está abandonada à própria sorte pela Ford, e faz tempo.
Na terra, a Strada garante mais segurança nas aventuras
Falando em Partner (que chega renovado em junho, em versões de carga e de passageiros), foi dele que a Peugeot tomou emprestada a base e a suspensão traseiras, com barras de torção transversais e barra estabilizadora. A frente mantém a base e a suspensão da linha 207. Seu comportamento lembra muito mais o da Saveiro que o da Strada, a única do trio que tem mola parabólica na traseira. Se a Strada aguenta melhor o tranco na terra (pela suspensão, maior altura e bloqueio do diferencial dianteiro), no asfalto ela tende a ser mais cabrita que as duas rivais. Saveiro e Hoggar têm mais pegada de carro de passeio.
Mas vamos falar sobre o cartão de visitas da Hoggar, que é seu visual externo. Nesse aspecto ela está mais para o estilo espalhafatoso da Strada do que para a quase sobriedade da Saveiro. A enorme peça prateada que faz as vezes de quebra-mato rouba a cena na parte dianteira. As barras no teto e o rack (de dimensões exageradas) também são de cor prata. Já os frisos laterais e as proteções dos para-lamas são de plástico preto; as de trás, também muito exageradas. A Peugeot foi pouco modesta no tamanho das lanternas traseiras, que têm três gomos de luzes e invadem bastante as laterais. A tampa da caçamba tem na base uma área preta com a inscrição “Escapade” e um friso preto na altura da maçaneta. Esta tem trava e um sistema de acesso ao estepe inferior igual ao da Saveiro: o dispositivo só é acessado com a tampa aberta, o que dificulta a ação de larápios. Só a Strada tem opção de estepe na cabine ou na caçamba.
Por falar em caçamba, a Hoggar chega disposta a intimidar a concorrência, com seus 1.151 litros de capacidade. Em matéria de espaço para carga não tem para nenhuma das concorrentes. Quem der uma olhada nas fotos verá que as caixas de roda praticamente não roubam espaço da caçamba, que tem boa profundidade também. Graças à plataforma híbrida (207/Partner), a Peugeot conseguiu esticar bastante o balanço traseiro, mesmo que o efeito estético não tenha ficado tão harmonioso. Outra vantagem é que a tampa traseira pode ser removida, a exemplo de Montana e Courier.
Se na caçamba sobra espaço, na cabine a coisa muda de figura. A Hoggar não tem, nem terá, opção de cabine estendida. A exemplo da Montana, ela tenta aproveitar como pode o espaço da cabine simples, mas o máximo que conseguiu foi uma área para algumas bolsas, maletas e sacolas – de difícil acesso e que se reduz bastante se os dois ocupantes forem altos. Opcionalmente, há redes laterais e traseira, para pequenos objetos não viajarem soltos atrás dos bancos.
Saveiro vende quase 5 mil, Strada quase 10 mil, enquanto a Hoggar pretende emplacar 1,5 mil carros por mês
Na Hoggar o motorista pode regular o banco e a coluna de direção em altura. Em termos de acomodação, a Saveiro é insuperável, pois inclui regulagem de profundidade na coluna. Em compensação, a VW é a que tem acabamento mais acanhado e a pior visibilidade traseira (por isso compensa com sensores de estacionamento de série. Ar-condicionado nela é opcional. A Strada tem a pior posição de dirigir, por causa do banco muito alto. Há alguns toques de modernidade na picape Peugeot, que teve o desenvolvimento todo feito no Brasil. A Hoggar copiou os degraus na caçamba da Montana e da Saveiro, mas inovou ao fazer deles um escape para o ar da cabine. Outra novidade é o sistema de direção hidráulica com uma serpentina para arrefecimento do óleo.
Caçamba da Saveiro cabe 734 litros e da Strada acomoda 803 litros. A da Peugeot é a maior da categoria: 1.151 litros
Acabamento da Saveiro não tem muito esmero, enquanto Strada tem instrumentos de navegação e da Hoggar é o mais bonito
FONTE - REVISTA AUTO ESPORTE
FONTE - REVISTA AUTO ESPORTE
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