Pneus na dianteira com desgastes diferentes comprometem a segurança ?
Confira a resposta e uma série de outras sobre mecânica automotiva
Igor Thomaz
Pneus na dianteira com desgastes diferentes comprometem a segurança do motorista? – Durval Rocha Neto
De acordo com Flávio Santana, gerente de marketing para pneus de passeio e caminhonete da Michelin Brasil, dependerá muito da diferença de desgaste entre os dois pneus montados no mesmo eixo. "Se esta diferença for grande, igual ou maior a 4 mm entre as medidas da profundidade restante do sulco da escultura, não recomendamos a montagem destes pneus no mesmo eixo porque a aderência entre os dois produtos será muito diferente e comprometerá a dirigibilidade.
No caso de uma freada de emergência, por exemplo, se os pneus tiverem um desgaste muito diferente entre eles, um lado do veículo irá parar mais rapidamente que o outro, provocando um desequilíbrio no veículo, podendo até, no limite, fazer o veículo girar", explica o especialista. Em piso molhado, a diferença de desgaste entre os pneus pode fazer o pneu mais gasto aquaplanar enquanto o outro não, provocando também a perda de controle da direção, alerta Santana.
Por outro lado, o gerente esclarece que quando a diferença de desgaste entre eles for pequena, menor que 4 mm de profundidade do sulco, este efeito é muito pequeno, não provocando os desequilíbrios citados por ele. "Nesta situação, pode-se montar os pneus no mesmo eixo sem riscos."
FONTE - Revista Auto Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário