Pode procurar em qualquer ponto de táxi: sempre há um ou mais motoristas saudosos do velho Santana. Nem Bora, nem Polo Sedan e nem o Jetta antigo conseguiram assumir o lugar do antigo sedã na praça. Mas será que o novo Jetta, agora com versão mais barata, tem chances de recuperar o posto?
Para saber, não resisti de levar o novo VW ao posto do Rádio Táxi Vermelho e Branco de São Paulo, próximo ao aeroporto de Congonhas. Chegando lá, não teve quem não olhasse para o sedã. Afinal, o Jetta virou um carrão, literalmente, com seus 4,64 m de comprimento. E logo pintou a primeira pergunta: “Será vendido com isenção?”, fazendo referência à isenção de IPI e ICMS que os taxistas têm direito. Com esse desconto, o Jetta de R$ 70.005 sairia por cerca de R$ 50 mil. O que não faltaram foram interessados.
Sobraram elogios ao espaço interno e facilidade de acesso ao banco traseiro. Sim, as portas têm bom ângulo de abertura e o assento fica numa altura boa, que ajuda o entra-e-sai dos passageiros. Só no lugar do meio é que a coisa complica, pelo grande túnel e o console que invade a área das pernas do quinto ocupante. Já o porta-malas de 536 l surpreendeu pela profundidade e tamanho da “boca”, sem falar na facilidade de rebater o encosto (há duas alavancas próximas da tampa). E ainda existem dois nichos para objetos nas extremidades do compartimento, um com redinha e um com uma “paredinha” de plástico. Só não é melhor porque os braços da tampa invadem a área das bagagens.
Curiosamente, ninguém ligou muito para o fato de o motor ser o antigo 2.0 8V. Pelo contrário. “Volkswagen é resistente e tem ótimo valor de revenda”, disse um dos motoristas, se referindo à velha fama da VW de boa mecânica. Um dos mais animados era Antonio Ferreira, taxista há 10 anos e hoje dono de um Vectra. “Sinto saudade do meu Santana, era muito mais confortável que o Vectra. Agora nem queria mais um sedã, mas se fosse um Jetta desses, eu teria. Infelizmente, porém, a isenção de impostos para taxistas não engloba os modelos vindos do México (embora inclua os produzidos no Mercosul). Ou seja, o Santana vai continuar deixando saudades…
nas portas dianteiras existe um "bico" entre a massaneta e o detalhe da lateral. perigoso para crianças e para adultos.
ResponderExcluir