Na atual gama de modelos da Audi, a letra "Q" é reservada para os utilitários esportivos. O Q7 foi o primeiro a ser lançado, em 2005, e o Q5 chegou três anos depois. Agora, quem está pronto para ganhar as ruas é o Q3, o caçula da linhagem de SUVs de marca alemã.
Com 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,60 metro de altura, o Q3 é um legítimo Audi, pelo menos no estilo. A novidade tem os elementos de estilo que identificam os carros de Ingolstadt, como as fileiras de LEDs nos faróis, as arrojadas lanternas com refletores retangulares e a grade hexagonal. No geral, as dimensões reduzidas contribuem para um design mais esportivo. Os projetistas adotaram algumas soluções ousadas, como o teto com uma discreta queda e os traços mais retilíneos.
O interior prima pelo visual sóbrio, mas engana-se quem pensa que o luxo foi deixado de lado. O carro pode ser comprado com cinco opções de cores no interior e seis tipos de acabamento nos bancos e portas, incluindo três variedades de tecidos e três opções de couro. Além do acabamento esmerado, a cabine do Q3 oferece itens presentes em modelos mais luxuosos, como o sistema MMI - que controla diversas funções multimídia do veículo - e som de alta fidelidade feito pela Bose.
Mas se você acha que o Q3 poderia ser ainda mais completo, basta recorrer à lista de opcionais. O comprador pode equipá-lo com faróis de xenon com tecnologia que analisa a trajetória das rodas dianteiras e proporciona luminosidade uniforme nas curvas, piloto automático adaptativo (que mantém velocidade e distância pré-estabelecidas em relação ao carro que viaja à frente) e o sistema de estacionamento que executa balizas automaticamente - o condutor só precisa controlar a velocidade do carro.
Outro recurso que equipa os Audi mais luxuosos e também está presente no Q3 é o Audi Drive Select. Trata-se de um sistema de última geração que altera as respostas do motor, da direção e até a rigidez dos amortecedores, priorizando o conforto ou a esportividade, por exemplo. Há ainda um modo econômico, que ajusta o ar-condicionado e o piloto automático para funcionarem visando um menor consumo de combustível.
O utilitário esportivo terá três opções de motorização, todas com quatro cilindros em linha. Os motores a gasolina são duas variações do 2.0 TFSI - com 170 cv e 211 cv - e equipam o Q3 desde seu lançamento. Já o propulsor 2.0 TDI a diesel, de 170 cv, chegará ao mercado nos meses seguintes. A tração integral quattro é item de série na versão mais potente a gasolina e na opção a diesel. Quanto ao desempenho, o Q3 2.0 TFSI de 211 cv faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e leva o veículo aos 230 km/h. Neste caso, a transmissão é a automatizada de sete velocidades S tronic.
O Q3 faz sua estreia mundial no Salão de Xangai, que acontece no fim de abril. O SUV será produzido na fábrica de Martorell, nos arredores de Barcelona, e chegará às concessionárias em junho. Na Alemanha, a versão de entrada vai custar 29.900 euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário