quinta-feira, 19 de maio de 2011

Novo Jetta Manual - Motor e espaço


No confronto realizado por Autoesporte na edição de abril, o Jetta automático não se saiu muito bem diante dos concorrentes Peugeot 408 e Renault Fluence. Um dos fatores que pesou na decisão foi o motor 2.0 que tem 120 cv de potência e 18,4 kgfm de torque (com etanol) ante 151 cv e 22 kgfm do 408 e 143 cv e 20,3 kgfm, do Fluence.

Combinado à transmissão manual, o motor do VW trabalha melhor. Consegue levar o sedã a 100 km/h em 11,7 segundos, em vez dos 12 s requisitados pelo irmão sem pedal de embreagem. Mas a diferença é pequena e não consegue amenizar a falta que o propulsor 2.5 ou o 2.0 turbo fazem ao Jetta. A boa notícia é que os engates são precisos e macios e o “convite” à troca das marchas aparece sempre na hora certa. A suspensão também está bem acertada, garante boa dirigibilidade com seu ajuste firminho e não chega a causar desconforto em pisos irregulares.

Mas se tem um aspecto em que o Jetta bate os rivais franceses é o espaço no porta-malas. São 536 litros para acomodar bagagem, ante 523 l do 408 e 530 do Fluence. E é possível acessar o compartimento a partir de uma passagem atrás do encosto do assento central traseiro. Para os dois passageiros dos bancos de trás (sim, porque um quinto ficaria totalmente desconfortável), acomodar pernas e ombros é fácil. A altura do teto também não oferece riscos aos mais altos. Só é estranho haver um único “porta-revista” e atrás do encosto do banco do passageiro.

Para mostrar os porta-trecos disponíveis no Jetta, montamos uma pequena galeria. Há uma boa oferta de nichos para quem gosta de espalhar coisas pelo automóvel.
Dois porta-copos e um compartimento com tampa ajudam a acomodar os pertences dos passageiros

Um pouco escondido, esse nicho só comporta objetos pequenos

Próximo ao retrovisor, fica em local de fácil acesso

O espaço aqui é limitado. As revistas, por exemplo, só cabem deitadas


O manual tem espaço reservado no local, que ainda pode ser refrigerado e traz cabo para conexão USB

Para quem viaja atrás, dois porta-copos estão disponíveis ao rebater o encosto do assento central

Dois nichos dividem lugar com a tomada e os comandos para travar e destravar as portas



E já que o assunto é espaço, como vocês acham que ficará o segmento de sedãs médios com tantas novidades? Você prefere o estilo francês dos concorrentes citados aqui ou o japonês, que pode ser visto no renovado Toyota Corolla e no novo Civic, que chega entre o fim do ano e o começo de 2012 com preço estimado em R$ 70 mil?

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