sábado, 28 de maio de 2011

NOVO TOUAREG Chega ao Brasil

Uma nova geração pode significar uma mudança radical para um automóvel. Mais do que um simples "tapa" no visual, o novo Touareg chega ao mercado brasileiro após passar por uma série de mudanças, realizadas até onde os olhos não veem.


O utilitário esportivo foi uma das estrelas da Volkswagen no último Salão do Automóvel, realizado em 2010, e agora desembarca por aqui. O modelo será vendido com duas opções de motorização: 3.6 FSI V6, com 280 cv, e 4.2 FSI V8, que entrega 360 cv. Uma boa novidade do SUV é a oferta inédita de uma transmissão automática com oito velocidades - antes eram seis marchas. Segundo a Volkswagen, o Touareg foi o primeiro utilitário esportivo do mundo a contar com uma transmissão deste tipo.

Mas antes de falarmos do desempenho, vamos ao design. As linhas seguem as tendências de estilo adotadas pela VW em seus lançamentos mais recentes, desde o Fox até o Passat. Se por um lado o modelo ficou parecido demais com todos os seus "irmãos", por outro a grade com barras cromadas e os faróis horizontais caíram bem no Touareg. Atrás, as lanternas horizontais lembram a sexta geração do Golf europeu (e a SpaceFox), mas também formam um casamento feliz com o porte imponente do carro.

Por dentro, o Touareg foi completamente renovado. O interior está mais requintado e oferece equipamentos de ponta, como ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem de temperatura (quatro zonas na versão V8), bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, seis airbags, tração integral 4Motion, suspensão a ar (no modelo V8), volante multifuncional revestido em couro e com borboletas atrás do volante e faróis bi-xenon direcionais com LEDs.

Há também vários itens de segurança, como freios ABS com BAS (ou distribuição eletrônica de frenagem), controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), piloto automático adaptativo, detector de carros nos pontos cegos (Side Assist), entre outros.

A VW afirma que a versão equipada com o motor V6 está 206 quilos mais leve, enquanto que a V8 emagreceu 257 quilos. Os efeitos da dieta são sentidos na prática, mais precisamente na hora de acelerar. Segundo números divulgados pela VW, o Touareg V6 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, ao passo que o V8 faz a mesma prova em 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 228 km/h (V6) e 245 km/h (V8).

O Touareg V6 sai por 220.990 reais, enquanto que a versão equipada com motor V8 tem preço sugerido de 267.990 reais. Com todos os opcionais, o modelo V6 atinge os 252.215 reais (V6) e o V8 chega a 308.640 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário